domingo, 6 de dezembro de 2009

A Reunião com a Câmara de Odivelas

No dia 3 de Dezembro de 2009, entre as 11h00 e as 12h30, o grupo SeaScience reuniu-se com alguns representantes da Câmara Municipal de Odivelas, no Centro de Exposições de Odivelas. Estiveram presentes: a Dr.ª Paula Freitas, coordenadora; a Dr.ª Susana Vicente e a Dr.ª Fernanda Moroso, representantes do departamento de Apoio aos Projectos Escolares, sendo esta última igualmente responsável pelo Orçamento Participativo; a Dr.ª Gabriela Henriques e a Dr.ª Patrícia Folgado, que gerem o projecto ICI.

Durante a reunião, foi abordado, com especial interesse, o assunto que nos levou a contactar a Câmara de Odivelas: o facto de, no programa eleitoral da Dr.ª Susana Amador, a actual Presidente do Concelho, constar a costrução de um Centro de Ciênca Viva em Odivelas. Apesar de este ainda estar só na fase das intenções foi-nos dito que é um objectivo a cumprir. Adiantaram-nos também que, em princípio, abordará o tema da Neurociência ou algo relacionado com o Ambiente (estas foram as hipóteses discutidas), mas será sempre desenvolvido algo que a rede de Centros de Ciência Viva não tenha apresentado nos restantes centros, espalhados pelo pais.

No que diz respeito à ligação entre o Centro de Ciência Viva e o Centro de Ciência SeaScience, foi-nos dito que há uma hipótese muito remota de a Câmara de Odivelas aproveitar algumas ideias do nosso projecto para a construção do Centro. Para isso, o nosso trabalho tinha de ser bem sustentado, bem estruturado e com um orçamento viável. No fundo, apelou a que fosse exequível. Para isso, o tema tem de ser enquadrado na História do Concelho (por exemplo, a Póvoa de Santo Adrião foi, em tempos, um porto muito importante para Portugal, já que a Ribeira de Odivelas apresentava um grande caudal, tornando-se navegável; em Caneças existe um grande número de fontes e, no passado, houve exploração de minas de água no nosso Concelho; Odivelas tem um solo muito rico em água, com inúmeros lençóis freáticos) e nas necessidades deste.

Como é óbvio, esta parte da reunião deixou-nos muito agradados e entusiasmados, mas ao mesmo tempo, contribuiu para que continuássemos com os pés bem assentes na realidade: desenvolver um projecto inovador que seja, na prática, viável.

Durante a reunião, foi-nos aconselhada a consulta do PDM (Planeamento Director Municipal), o qual é responsável pela regulação dos locais disponíveis para a construção.

Quanto ao Orçamento Participativo, foi referido que o grupo poderia participar neste, sugerindo, à comunidade Odivelense, a construção do Centro de Ciência. Para isso, teríamos de saber defender muito bem a parte prática do nosso projecto.

E, por falar em defesas do nosso projecto, abordou-se, igualmente, os projectos da Câmara, nos quais estamos inscritos: o ICI e o Grupo Temático, dos quais falaremos, mais tarde, neste nosso cantinho.


Concluindo, o balanço da reunião foi positivo, superando as expectativas do grupo: ajudaram-nos a definir melhor os pontos mais importantes do nosso projecto, contribuindo com sugestões pertinentes para o levar a uma vertente mais prática.

Às que estiveram presentes na reunião, um obrigada muito grande (nós sabemos que nos vêm cá espreitar...), pelas sugestões e pela disponibilidade. Até já.

Sem comentários:

Enviar um comentário