segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bom Ano da Biodiversidade

2010 - O Ano da Biodiversidade

A ocupação desordenada de áreas naturais, a exploração predatória de recursos da natureza e a poluição são algumas acções humanas que têm trazido sérias consequências, levando o planeta a perder cada vez mais espécies animais e vegetais. Para chamar a atenção ao problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade. Um dos eventos que abriu oficialmente o programa foi realizado em Curitiba, na última sexta-feira, dia 8 de Janeiro.

``A natureza é uma rede extremamente intrincada que precisa de ser mantida para a vida existir. Porém, essa harmonia tem sido cada vez mais ameaçada``, disse o investigador Berlinck, do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, sobre a importância da coexistência das espécies.

De acordo com os levantamentos da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CBD), órgão da ONU que trata do problema, a taxa de perda de espécies chega a atingir valores cem vezes superiores à extinção natural, e tem vindo a crescer exponencialmente.

Ainda segundo Berlinck, preservar as diversas espécies é uma forma de manter e de garantir a qualidade de vida também para as gerações futuras. "No entanto, é preciso que as populações e os governos conheçam o decréscimo da biodiversidade e tomem iniciativas'', disse. É isso que a ONU e os cientistas esperam de 2010.

Adaptado de: http://www.noolhar.com/opovo/cienciaesaude/943378.html

Consultem também os sites:

O SeaScience deseja-vos um bom ano de 2010!
Estamos preparados para enfrentar novos desafios, novas etapas do nosso projecto! :)


We Sea (See), We Care.

Sem comentários:

Enviar um comentário