segunda-feira, 5 de abril de 2010

Petroleiro encalhado na Austrália ameaça maior barreira de corais do mundo

O petroleiro chinês que se encontra encalhado num banco de areia junto à ilha de Kepel, na Austrália, está a derramar crude e ameaça a maior barreira de corais do mundo. A maior preocupação é a de que o petroleiro se parta em dois e a maré negra fique fora de controlo.

O alerta foi dado este domingo pelas autoridades australianas, que chamam a atenção para o perigo de fuga do petroleiro, que transporta 950 toneladas de crude. O navio está já a derramar pequenas quantidades de petróleo. O Governo e o Estado de Queensland referiram que o petroleiro Shen Neg 1 encalhou durante a madrugada de sábado, num banco de areia a 70km da costa, junto à turística ilha australiana de Kepel.

“A situação é séria e existe um risco muito real de que o barco se parta em dois, fazemos todos os esforços para limitar os danos na grande barreira”, explicou a governadora de Queensland, Anna Bligh, às diversas agências internacionais. Bligh afirmou ainda que o navio, de 230 metros de comprimento e que transportava também 65 mil toneladas de carvão, chocou contra a barreira, quando navegada à velocidade máxima.

A Grande Barreira de Coral é o maior recife de coral do mundo, com uma extensão de cerca de 2 300 km, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland, sendo composta por cerca de 2 900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral.
Vejam ainda um video de uma pequena reportagem sobre o sucedido no site:
Perante isto, o SeaScience espera que a situação seja resolvida o mais rapidamente possível, visto que seria um verdadeiro desastre ambiental se a Grande Barreira de Coral fosse atingida por elevados níveis de petróleo! É realmente urgente que as consequências desta ocorrência sejam ultrapassadas, e que tudo volte à normalidade.

We Sea (see), We really Care!

Sem comentários:

Enviar um comentário