quarta-feira, 5 de maio de 2010

Derrame de petróleo na Louisiana (Declarado Estado de Emergência)

O Golfo de México está à beira de um desastre ecológico de dimensões trágicas e inimagináveis devido ao afundamento de uma plataforma petrolífera da BP que explorava um poço marítimo e que verte no oceano o equivalente a 800 mil litros de petróleo por dia.

A costa sul dos Estados Unidos foi atingida, na passada sexta-feira, pelo grande derrame de petróleo no golfo do México e o estado do Louisiana declarou o estado de emergência. O exército norte-americano já ofereceu ajuda à gasolineira BP para os trabalhos de limpeza da mancha - que ainda ameaça alguns estados do país.

As informações fornecidas pela Guarda Costeira norte-americana avança que o derrame está a avançar com cinco vezes mais rapidez do que tinha sido estimado. Neste momento, é como se fossem vertidos 5000 barris de petróleo por dia no local.

Responsáveis pela Segurança Interna norte-americana declararam, na passada semana, que o derrame está a ter um "impacto nacional significativo", explicando que a BP já está a reunir equipas para evitar que o crude se espalhe mais e os investidores a temem custos exorbitantes com a limpeza das águas.
 
Entretanto, numa notícia avançada há cerca de 14 horas, é afirmada que uma "cúpula de confinamento", destinada a conter o vazamento de petróleo que está a gerar uma maré negra no Golfo do México, deverá ser embarcada a bordo de um navio nesta terça-feira, quando as condições meteorológicas melhorarem.
 
Os esforços efectuados há duas semanas após a explosão da plataforma de petróleo a 70 km do litoral permitiram até ao momento manter a maior parte da mancha de petróleo mais ou menos controlada.
Porém, a companhia de petróleo britânica BP, que explorava a plataforma, estima que 800 000 litros de crude estejam a ser derramados diariamente desta plataforma, localizada a 1 500 metros de profundidade.
Esta cobertura será colocada sobre o maior dos três vazamentos,a fim de reduzir o mais rápido possível o impacto sobre o meio ambiente. Entretanto, a melhoria das condições meteorológicas tem facilitado, desde ontem, os trabalhos das equipas que lutam contra a maré negra.

O grupo estimou o custo destas operações para conter a maré negra em mais de seis milhões de dólares diários.

Adaptado de: http://www.ionline.pt/conteudo/57663-mancha-petroleo-poe-louisiana-em-estado-emergencia      http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5h8uZbQacGB0DEdH_hkJARnLvQJRw


We Sea (See), We Care!

Sem comentários:

Enviar um comentário