segunda-feira, 15 de março de 2010

A nossa Tutora Científica (Reunião I)

No dia 26 de Fevereiro de 2010 reunimo-nos, pela primeira vez, com a nossa tutora científica, a Dr.ª Rute Candeias, licenciada em Biologia Marinha, pela Universidade do Algarve.
Durante toda a reunião, discutimos ideias, colocámos questões e esclarecemos dúvidas sobre alguns pontos que estavam menos claros no nosso projecto. A Dr.ª Rute conseguiu dar-nos imensas "luzes" e chamar-nos à realidade, no que diz respeito à planificação de um Centro de Ciência, apelando à criatividade, sustentabilidade e viabilidade.

A nossa principal questão era de que forma poderíamos ligar o tema Mar, que temos vindo a explorar com maior persistência, à nossa cidade, Odivelas. Deste modo, foi-nos aconselhado que o elo de ligação deveria passar pela referência constante ao tema «Água, um recurso a ser preservado», incluindo, assim, na exposição permanente do Centro de Ciência, dados históricos de especial interesse sobre os recursos hídricos de Odivelas e as espécies fluviais de maior importância na nossa zona. Dentro desta exposição, deveria ser abordado, em traços gerais, os processos inerentes ao ciclo da água e a importância da preservação deste recurso.
Seria de extrema importância, abordar as questões das atitudes em relação ao ambiente, assim como promover a mudança de comportamentos individuais e colectivos a fim de conseguir preservar as espécies.
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Afirmou que deveríamos abandonar a ideia da piscina multi-usos que incluiria actividades desportivas relacionadas com o mar, mantendo-se apenas o mergulho. Isto porque corríamos o risco do Centro de Ciência perder a sua identidade e transformarmo-nos num Parque Aquático. Assim, por associação de ideias, decidimos igualmente não construir o edifício dos dormitórios e do refeitório visto que poderíamos parecer uma colónia de férias, e esse não é, de todo, o nosso objectivo. Em vez disso, devemos focar-nos na exploração marinha propriamente dita, através do mergulho.
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Quanto aos constituintes das exposições interactivas, optámos por incluir biofactos, palpário, um mecanismo com poças de maré interactivas, um painel onde são projectadas palavras relacionadas com o Ambiente, computadores interactivos. Nos ateliers, é importante a presença de lupas estereoscópicas e microscópios. No que diz respeito ao aquário, era, também, interessante incluir uma zona em que pudessem ser observadas espécies em reprodução: “maternidade”, além das outras espécies de água doce e salgada. A “vitrina da poluição” seria mais uma forma de alertar para os diversos tipos de poluição existentes no fundo do mar e dos rios, apelando à necessidade de a evitar.
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Alertou-nos, ainda, para a necessidade da organização dos edifícios para uma melhor gestão das visitas de estudo, as quais devem ter durações equivalentes.
 
Queremos agradecer à nossa tutora científica, a Dr.ª Rute Candeias as ideias para o nosso Centro e por nos ter chamado à realidade, apelando ao nosso bom senso e à coesão do nosso projecto.
 
As alterações, em traços gerais, serão publicadas num próximo post.

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